fbpx
Estimular a leitura infantil para os bebês é muito importante para a alfabetização e desenvolvimento ainda na primeira infância. Ler para eles ainda no útero é interessante para criar um laço afetivo, a fim de que o neném embora não compreenda, possa demonstrar emoções ao ouvir a leitura. Ao ler um livro a um bebê, […]

Estimular a leitura infantil para os bebês é muito importante para a alfabetização e desenvolvimento ainda na primeira infância. Ler para eles ainda no útero é interessante para criar um laço afetivo, a fim de que o neném embora não compreenda, possa demonstrar emoções ao ouvir a leitura. Ao ler um livro a um bebê, você aumenta as habilidades e o incentiva no vocabulário e na leitura dos próximos anos. Também é importante estar atento aos livros recomendados e às leituras preferidas deles.

Quanto mais livros uma família tiver em casa e praticar diariamente a leitura preferida de seu filho, mais próximo ele estará de adquirir habilidades tanto de leitura como de compreensão e interpretação. É importante estar atento aos estímulos que o bebê reflete conforme flui a leitura. Suas expressões faciais, corporais e auditivas são alguns dos sinais que demonstram desenvolvimento e interesse pela leitura.

Para que flua, seja agradável e leve, recomenda-se seguir alguns passos básicos:

  • Observe os estímulos e emoções do bebê para definir sua preferência de leitura;
  • Opte por livros com figuras, cores e objetos para desenvolver os sentidos visuais e de tato;
  • Levá-lo ao ambiente de leitura também mostra que a leitura é algo agradável e prazeroso;
  • Crie suas próprias histórias a fim de captar emoções e reflexos.

Incentivar a atividade cerebral ainda na primeira fase infantil tem grande impacto positivo na formação de novos leitores num futuro próximo.

Fonte: Revista Crescer